domingo, 27 de janeiro de 2013

LISBOA: OS ELÉCTRICOS DE LISBOA.

Os eléctricos De Lisboa, Fotos De: Paulo Amores 
Novembro /2012

A rede de elétricos da cidade desenvolveu-se a partir das linhas dos chamados “carros americanos”, puxados por cavalos, que se estendiam à época já a Algés, Xabregas, e Benfica.

Viagem inaugural da tração elétrica.
Em 1900 instalaram-se novos carris e os cabos aéreos, e construiu-se a “Geradora”, uma central termoelétrica a carvão, que fornecia energia para a operação da rede. Em 1901 era inaugurada a primeira linha, do Cais do Sodré a Algés.
Em Fevereiro de 1995, a companhia Carris recebeu o primeiro dos 10 elétricos modernos articulados; os primeiros seis veículos foram encomendados pela empresa espanhola CAF, sendo os restantes quatro fabricados pelas Sorefame. Nesta altura, planeava-se que os primeiros serviços a serem assegurados por estes veículos ligariam a Praça da Figueira a Algés, passando pelo Palácio de Belém e pelo Mosteiro dos Jerónimos (Carreira 15E), com um intervalo entre composições, em hora de ponta, de 3 minutos. Também se previu, para mais tarde, estender os serviços destes veículos até Santa Apolónia e Cruz Quebrada, o que totalizaria cerca de 13 quilómetros.

Origem do texto: Os eléctricos de Lisboa.

Os eléctricos de Lisboa:
Lisboa, Portugal

Sem comentários:

Enviar um comentário